Tendências da publicidade
Após a leitura e análise de diversos materiais recolhidos sobre publicidade e a sua actualidade, foi-nos possível retirar algumas ideias que poderão ser tendências futuras nesta área, entre as quais:
a. Interactividade dos anúncios com os consumidores, gerando assim um maior envolvimento entre a marca e o consumidor final.
b. Uso de tecnologias de Blutooth em Outdoors – se o consumidor estiver próximo do local onde se encontra o Outdoor, é avisado da campanha exposta no mesmo, através do seu telemóvel, sendo que se o consumidor for receptivo, poderá também visualizar no seu telemóvel o respectivo anúncio televisivo.
c. Cada vez mais os anúncios publicitários recorrem ao humor, ás comparações, à simplicidade e também ao apelo sexual, como caminhos criativos para vender uma marca.
d. A publicidade adopta cada vez mais técnicas mais eficazes ao nível da persuasão, o que leva a que seja cada vez mais difícil ao consumidor ser alheio a toda esta influência.
Interactividade dos anúncios com os consumidores, gerando assim um maior envolvimento entre a marca e o consumidor final.
A tecnologia está a tornar diferente a nossa forma de receber a publicidade. Os consumidores sem que se apercebam, cada vez mais substituem a publicidade no seu estado «passivo» por fontes de informação interactivas.
A publicidade interactiva é uma nova forma de publicidade que pretende estimular a acção do público sobre o anúncio, superando o conceito de público receptor, que está no sofá ociosamente sem que o anunciante obtenha qualquer feedback do anúncio que desenvolveu e pagou.
Uma acção interactiva não acaba enquanto a aplicação não chega ao fim. A partir da publicidade interactiva, os anunciantes podem desenvolver estratégias comerciais e de comunicação posteriores rentabilizando aquela que é uma das mais fortes armas comerciais. Desta forma, este é um meio de promover os produtos e também as publicidades de forma muito eficaz.
A comunicação e publicidade, suportadas pelas novas tecnologias, criarão uma nova forma de ver o mundo.
“…O tradicional banner será substituído por páginas em pop-up e mini lojas oferecendo entretenimento. A publicidade nos motores de busca será estendida a diferentes plataformas, que não web, os tradicionais interstitials darão lugar aos intermercials, em tudo semelhantes aos blocos publicitários de TV, que serão inseridos entre páginas web.”
Fonte: Joaquim Hortinha – Professor Universitário
“Os novos desafios da Publicidade” – in Jornal de Negócios

Uso de tecnologias de Blutooth em Outdoors
Uso de tecnologias de Blutooth em Outdoors – se o consumidor estiver próximo do local onde se encontra o Outddor, é avisado da campanha exposta no mesmo, através do seu telemóvel, sendo que se o consumidor for receptivo, poderá também visualizar no seu telemóvel o respectivo anúncio televisivo.
Como exemplo da utilização de tecnologias de Blutooth na publicidade, temos o caso da marca desportiva Nike, que publicou em Espanha, na praça Catalunya, Barcelona, um outdoor com a imagem do tenista e ídolo local Rafael Nadal, com a mensagem “Nike Pró, a arma secreta dos atletas”.
Quando as pessoas passavam próximas do outdoor eram avisadas através do seu telemóvel da existência da campanha.
Anúncios publicitários que recorrem ao humor, ás comparações, à simplicidade e também ao apelo sexual, como caminhos criativos para vender uma marca.
“…agora temos duas novidades na criatividade lusa: uma que é a do fenómeno da “stand-up comedy”, interpretada por altas individualidades da comédia (curiosamente, são só homens) e a segunda, a publicidade que é contra a publicidade.”
Fonte: João Oliveira – Publicitário
“A publicidade de cá” – in www.excess.pt
Nestas publicidades, como podemos ver está implícito o apelo sexual, uma vez que são apresentados corpos sensuais e desnudos, que remetem os consumidores para o prazer, que nestes casos será proporcionado pelo consumo das vodkas da Bacardi, pelo uso do papel higiénico renova, o uso dos desodorizantes da Axe e/ou também pelo consumo de uma Super Bock.
Todas estas publicidades estão muito bem conseguidas, pois todas elas, mesmo que seja de forma implícita, transmitem os benefícios e os atributos dos produtos que nelas são publicitados.



Um bom exemplo de utilização da simplicidade na publicidade é sem dúvida o anúncio dos óleos vegê, que surge num cenário bastante simples. No entanto este anúncio, não é de grande qualidade, uma vez que em 30 segundos de spot, 20 são gastos a falar do dinheiro que pouparam para a execução do anúncio, sendo que a mensagem principal não é bem explicitada, porque a maioria das pessoas não entende a mensagem que tentam passar.
Para além disto, são apresentados os atributos do produto ao consumidor “é mais resistente”, embora de forma pouco explicita, no entanto, não são explicados quais os principais benefícios que este produto trará para o consumidor.


Cada vez mais os criativos das empresas optam pela utilização de humor na publicidade, para tal, recorrem a comediantes bastante conhecidos do público que desempenham papéis muito importantes em todo o spot. Esta utilização do humor na publicidade resulta muito bem, principalmente quando as marcas que estão a ser publicitadas se dirigem a um público mais jovem, uma vez que estes apreciam bastante este tipo de humor, aproximando assim, o consumidor da marca.

Utilização de técnicas cada vez mais eficazes ao nível da persuasão o que leva a que seja cada vez mais difícil ao consumidor ser alheio a toda esta influência.
Actualmente são utilizadas nos anúncios publicitários técnicas muito persuasivas que levam a que os consumidores não resistam ao produto publicitado. Um exemplo disto, são os anúncios que passam neste momento na televisão, que apelam quase todos ao prazer. Os consumidores são cada vez mais são alvos fáceis da publicidade, pois as pessoas têm prazer em obter quase tudo o que é exposto. Para comprovar esta situação podemos recorrer por exemplo, aos anúncios do papel húmido da renova e também aos anúncios dos iogurtes adágio. No caso da renova, a publicidade apela ao prazer de sentir-se limpo e fresco, por sua vez a publicidade dos iogurtes Adágio apelam ao prazer quase irresistível de saborear um apetitoso e cremoso iogurte.


Através destas análises, feitas a partir de todo o material recolhido, facilmente podemos comprovar, que de facto, as quatro hipóteses formuladas estão correctas e todas elas se destacam cada vez no mundo publicitário.





0 Comments:
Post a Comment
<< Home